Há sessenta anos, o protótipo do Learjet Modelo 23 realizou seu primeiro voo. Isso não apenas comemorou o nascimento da categoria de jatos leves, mas também acendeu o primeiro capítulo moderno da aviação de jatos executivos. Inspirado no design do caça suíço AFA P-16, o Learjet 23 provou ser tão bem-sucedido que ajudou a impulsionar a expansão da categoria de jatos leves, alimentando uma corrida entre os fabricantes para melhorar o desempenho, alcance, velocidade e versatilidade. Agora, após seis décadas de evolução, o ágil jato leve amadureceu em uma categoria regional com várias ofertas. As aeronaves de hoje também continuam a relatar melhorias notáveis em layouts de cabine, distância, velocidade e acesso. Elas também são usadas para missões muito diferentes. O Pilatus PC-24, por exemplo, é certificado para operar em pistas de cascalho, grama e até terra, expandindo o número de aeródromos e aeroportos onde pode pousar. Outros jatos leves possuem alcances que podem levá-los de Nova York a Londres. Abaixo estão oito jatos leves, tanto em produção quanto concorrentes quentes no mercado de corretagem, que permitirão que você voe com estilo.
Embraer Phenom 300
O jato Phenom 300 é leve, mas rico em características, o que explica sua popularidade. Tendo recebido sua certificação de tipo da FAA em 2009, é o jato leve mais vendido do mundo, com uma frota atual de 744. Certificado para operação por um único piloto e capaz de transportar até 11 passageiros, o 300 é equipado com dois motores turbofan Pratt & Whitney Canada 535E. Ele tem um alcance de 1.971 milhas náuticas, uma velocidade máxima de cruzeiro de 451 nós e um teto de 45.000 pés. O cockpit é equipado com displays Garmin G3000, e uma atualização em 2020 incluiu aviónica melhorada com consciência preditiva de cisalhamento do vento, uma abordagem estabilizada, e um sistema de consciência e alerta de ultrapassagem de pista (desenvolvido pela Embraer). A cabine apresenta assentos tipo clube com um corredor rebaixado, assentos rotativos e configurações que podem incluir um divã voltado para o lado — todas características de primeira linha para um jato leve.
Cessna Citation CJ4 Gen2
A empresa matriz da Cessna Citation, Textron Aviation, relata que mais de 5.000 jatos Cessna Citation já voaram pelo mundo, incluindo modelos notáveis como o M2 Gen2, CJ3 Gen2 e o recentemente atualizado CJ4 Gen2.
Embora o Cessna Citation CJ4, também conhecido como modelo 525C, tenha sido introduzido pela primeira vez como um modelo de produção em 2008, sua atualização mais recente em 2021 inclui um interior mais ergonômico que combina características de aeronaves maiores com eficiências de desempenho de jato leve.
Escadas redesenhadas oferecem aos passageiros um ponto de entrada mais baixo, suporte de corrimão e luz de logotipo personalizável. O CJ4 Gen2 possui um centro de refrescos e galeria com opções de armazenamento melhoradas, bem como novas opções de assentos na cabine e iluminação aprimorada. Claraboias CoolView no lavatório proporcionam mais iluminação natural, estendendo-se até a área da cabine traseira. O interior também apresenta um sistema de gerenciamento de cabine sem fio atualizado com um servidor de mídia a bordo para transmitir áudio e vídeo pré-carregados, acessar o XM Satellite Radio e visualizar mapas em movimento. Os passageiros podem usar seus dispositivos móveis sem fio para controlar a iluminação da cabine, as cortinas das janelas e a temperatura. Equipado com dois motores Williams International FJ44-4A (FADEC), a velocidade máxima de cruzeiro do CJ4 Gen2 é de 451 nós. Seu alcance máximo é de 1.926 milhas náuticas. O CJ4 Gen2 é certificado para operações com um piloto e pode acomodar até 10 passageiros.
Gulfstream G280
Anunciado pela primeira vez em 2009 e certificado pela FAA em 2012, o Gulfstream G280 foi uma atualização significativa em relação ao seu antecessor G200 em aerodinâmica, aviônicos, propulsão, segurança e conforto. Notavelmente, um redesenho do aerofólio melhorou as capacidades de decolagem, pouso e subida do G280. O Gulfstream G280 é equipado com dois motores Honeywell HTF725OG para um cruzeiro de alta velocidade de Mach 0.84. Seu alcance de 3.600 milhas náuticas permite voos de Nova York a Londres. Mas ele também tem uma distância de decolagem de 4.750 pés. O deck de voo está equipado com PlaneView280, que é um ambiente visual totalmente integrado para melhorar a consciência situacional.
As áreas de estar do G280 podem ser configuradas para acomodar até 10 passageiros, enquanto a cabine pode confortavelmente acomodar cinco pessoas dormindo. Cada configuração interna inclui uma cozinha, armário de tamanho normal, compartimento de bagagem e lavatório espaçoso com duas janelas.
Pilatus PC-24
É chamado de “jato super versátil” por um motivo. Não só o Pilatus PC-24 tem capacidade para pistas curtas, mas também pode operar em grama, cascalho, terra e até neve. Acomodando até seis passageiros e certificado para operação por um único piloto, o Pilatus PC-24 atualizado oferece muitas vantagens para os passageiros, incluindo um sistema de gerenciamento de cabine integrado com um controlador, um mapa móvel 3D, áudio aprimorado, iluminação ambiente, armazenamento de mídia e muitas maneiras de conectar dispositivos pessoais em voo. A configuração interna também inclui um divã voltado para o lado, que os passageiros podem converter em cama. Os assentos podem ser facilmente adicionados ou removidos com base nos objetivos da missão. O PC-24 é equipado com turbofans William International FJ44-4A, com um teto de 45.000 pés, velocidade máxima de cruzeiro de 440 nós e alcance máximo de 2.000 milhas náuticas. Notavelmente, o PC-24 redesenhado aumentou sua carga útil com combustível cheio de 600 libras para 1.300 libras, com uma capacidade total de carga útil de 3.100 libras. O Pilatus ACET inclui visão sintética, autoaceleração, planejamento gráfico de voo e Sistema de Prevenção de Colisão de Tráfego.
Cessna Citation Encore+
A combinação de forma e função nos modelos Citation Encore e Encore+ os tornou os jatos leves de destaque no início dos anos 2000. Anunciado em 1998 e entregue em 2000, o Citation Encore tinha um alcance de 1.600 milhas náuticas, permitindo voos diretos de Nova York a Miami.
Em 2007, o Encore+ superou os modelos anteriores com motores e aviônicos atualizados. O Encore+ utilizava motores Pratt & Whitney Canada PW535B com FADEC. Os aviônicos Rockwell Collins ProLine 21 ajudaram a melhorar a consciência situacional durante o voo. Certificado para nove ocupantes, este jato poderia ser configurado para um ou dois pilotos. A cabine do Encore também tinha 17,3 pés de comprimento, tornando-o um dos maiores na categoria de jatos leves. Quatorze grandes janelas proporcionam ampla luz natural para passageiros e pilotos. O Encore+ permaneceu em produção até 2009, mas o Encore continua sendo um modelo popular tanto para propriedade privada quanto para uso em fretamentos.
Hawker 400XL
A linhagem do Hawker 400XP tem sido distinta, transformadora e complexa ao longo de seus 30 anos de história como um dos jatos executivos leves mais vendidos. Tendo estreado em 1978 como o Mitsubishi Diamond, a aeronave foi vendida para a Beechcraft nos anos 1980. Após um redesenho, foi renomeada para Beechjet 400 e certificada pela FAA em 1986. Em 1993, a Raytheon adquiriu os jatos executivos Hawker, e dez anos depois, o 400XP foi renomeado e reintroduzido com um aumento no peso bruto e no alcance. Durante o desafiador clima econômico de 2009, a nova empresa-mãe decidiu encerrar a produção do 400XP em 2010. O jato tem um alcance de 1.465 milhas náuticas, e sua velocidade máxima de cruzeiro é de 450 nós. Inovações durante seu auge incluíram tecnologia de fluxo de ar tridimensional para melhor desempenho, e flaps Fowler hidráulicos de fenda dupla permitem velocidades de pouso tão baixas quanto 105 nós. O design oval quadrado da cabine melhora o conforto do passageiro. Com muitos 400XPs ainda em serviço, o jato executivo leve bimotor manteve uma reputação de conforto, versatilidade e baixos custos operacionais.
Learjet 35
Para a empresa mãe Bombardier, o Learjet 35 foi, sem dúvida, o mais popular de todos os aviões Learjet, incluindo o inicial Learjet 23. Cinco décadas após ter sido certificado pela FAA, ele serviu em muitos papéis para transporte pessoal, empresarial e militar. O Learjet 35 foi equipado com dois motores Honeywell TFE731-2, para uma velocidade máxima de 451 nós e alcance de 2.125 milhas náuticas. O 35 podia acomodar dois membros da tripulação e oito passageiros. Como parte de sua evolução, o atualizado Learjet 35A fez sua estreia em 1976, com um par de motores TFE731-2-2B estendendo o alcance para 2.789 milhas. Em 1996, quatro pilotos voaram um 35A para estabelecer um recorde de voo ao redor do mundo de 49 horas, 21 minutos e 8 segundos. Embora o recorde tenha sido quebrado desde então, o jato é considerado um dos mais rápidos de sua época. Um total de 738 aeronaves foram produzidas de 1973 a 1994.