A história deste refúgio à beira-mar é mais um atrativo. Fundada em 1902, La Guérite tem sido frequentada por pessoas influentes desde os seus primeiros dias. O que começou como uma simples cabana de pescador é agora um restaurante mediterrâneo altamente reverenciado e um clube de praia – ambos requerem reservas.
A parte do clube de praia do local é dedicada ao relaxamento, com espreguiçadeiras luxuosas com vista para as águas azul-turquesa e a enseada de pedra plana. Uma escada para a água oferece aos hóspedes a oportunidade de se refrescarem, e o serviço de espreguiçadeira é padrão. O restaurante tem uma atmosfera mediterrânea igualmente descontraída – os visitantes jantam com os pés na areia, com vista para a baía de Cannes repleta de iates.
O menu atual da La Guérite foi criado pelo Chef Executivo Yiannis Kioroglou, que incorpora sua herança grega em um menu cheio de alma, com frutos do mar frescos, especialidades francesas, entradas ricas em legumes e vegetais além dos pratos com massa. Há também uma excelente seleção de vinhos franceses e coquetéis, incluindo um especial do dia, e um tentador carrinho volante com sobremesas deliciosas.
Enquanto os hóspedes jantam, uma banda formada por talentosos cantores e guitarristas circula entre as mesas, entretendo os hóspedes e aceitando pedidos. Quando o sol começa a se pôr, a atmosfera fica ainda mais animada, e dançar sobre as mesas não é incomum, já que os coquetéis e o champanhe fluem livremente.
Não há acomodações na ilha – exceto a exclusiva propriedade de luxo Le Grand Jardin – então os hóspedes devem chegar de barco. Para aqueles que não têm um barco próprio, o local oferece traslados a partir da Capitainerie em Port Canto, Cannes.
Embora La Guérite tenha se tornado famosa por sua clientela de celebridades, há mais nela do que apenas apelo às estrelas. Ao chegar ao local, você sente como se estivesse sendo admitido em um segredo conhecido por apenas alguns. O desafio daí em diante é mantê-lo em segredo.