Alguns carros são tão emblemáticos, que por diversos motivos acabam marcando gerações. Lançado em 2010, em um movimento completamente inovador (e muito acertado) pela marca, o Range Rover Evoque tornou-se rapidamente em objeto de desejo da atual geração, feito que se deve em grande parte graças ao belíssimo e marcante design do SUV. Agora em sua segunda geração, o Evoque desembarca totalmente renovado no Brasil com o objetivo de continuar encantando os consumidores mais descolados.
Importado da Inglaterra por R$ 322.300, inicialmente apenas em uma única versão, a P300 HSE R-Dynamic com o chamado Pacote Brasil, o SUV foi completamente renovado. Da geração anterior sobraram apenas as dobradiças das portas, de acordo com informações da Land Rover.
Design
No visual, o novo Evoque manteve as linhas gerais da carroceria que fizeram sucesso e inspiraram os outros SUVs da marca, como o Velar. Entre as novidades estão os faróis com atualizações no desenho e nas assinaturas de LEDs. Atrás, as lanternas mantiveram as linhas gerais, mas ficaram mais estreitas e requintadas.
Por dentro também encontramos um interior completamente novo. O grande destaque se dá para o conjunto tecnológico herdado do Velar com 3 telas no painel, composto do console de instrumentos virtual com tela 12,3 polegadas, a central multimídia de 10″ e há uma terceira tela, de 5”, utilizada para controlar funções como o ar condicionado e seletor do modo de condução.O botão giratório do câmbio, presente no SUV de primeira geração, foi substituído por uma alavanca. Já o volante também é novo e ganhou comandos multifuncionais sensíveis ao toque. Para alterar o volume do som, por exemplo, basta apertar o sinal de “+” ou “-” ou deslizar o dedo no sentido de um para o outro.
Na cabine da versão avaliada, equipada com pacote R-Dynamic, o acabamento era refinado, como na primeira geração do SUV. A parte superior do painel principal tinha revestimento emborrachado sensível ao toque. E a parte inferior da mesma porção, as forrações de portas e os bancos eram de couro bicolor, com costuras duplas aparentes. Na prática, a marca manteve o bom padrão de qualidade do acabamento do modelo da primeira geração.
Performance
O motor Ingenium 2.0 turbo, com 300 cv e 40,8 kgfm de torque, (o mesmo do E-Pace) mostrou-se suficiente para garantir agilidade ao SUV de 1.850 kg. Com o torque cheio entregue entre 1.500 e 4.500 rpm, o Evoque se torna um modelo muito esperto – sensação que é intensificada pela posição de dirigir elevada. De acordo com a marca, pode atingir 100 km/h em apenas 6,6 segundos. Na transmissão, impera o câmbio da alemã ZF, que faz trocas de marcha de forma quase que imperceptível e silenciosa. Aliás, o silêncio impera na cabine. O único ruído a bordo é o do vento passando pela carroceria.
Para quem curte explorar o lado aventureiro, O condutor tem uma infinidade de auxílios de condução na ponta dos dedos para assegurar que ninguém fique pelo caminho. É o caso do novo sistema hill descent control, que segura o carro em descidas tortuosas ou mais íngremes, sem que você precise acionar o freio. Além disso, a Land Rover instalou um seletor de modos off-road bem completo, para grama, cascalho, neve, lama e areia. Cheio de tecnologia, o modelo também traz controle de cruzeiro adaptativo, assistente de ponto cego, monitor de tráfego reverso e de fadiga, trazendo tecnologia de ponta ao SUV.
Conforto
Por baixo deste design familiar há um SUV que nunca esteve tão maduro. São 4,37 metros de comprimento, 2,10 m de largura e 1,64 m de altura. O entre-eixos, que sempre foi uma das grandes reclamações dos proprietários do Evoque antigo, cresceu para 2,68 metros (+21 mm), liberando um bom espaço para os joelhos dos ocupantes do banco traseiro. Quatro adultos e uma criança podem se acomodar com conforto, sem ombros esbarrando.
Um dos diferenciais mais úteis do modelo, é o pacote de assistência ao condutor na cidade. O dispositivo aciona uma imagem que parece estar localizada abaixo do capô, dentro do veículo. Isso permite que o motorista veja qualquer obstáculo baixo que esteja nas proximidades da dianteira. A câmera 360° também permite que o motorista estacione com precisão em vagas estreitas de prédios ou similares. Genial!
Ficha técnica
Range Rover Evoque P300 HSE R-Dynamic 2020
Motor: 2.0, turbo, gasolina
Potência: 300 cv a 5.500 rpm
Torque: 40,8 kgfm a 1.500 rpm
Transmissão: automática, nove marchas, tração integral
Suspensão McPherson (dianteira), multibraço (traseira)
Freios: discos ventilados (dianteira),sólidos (traseira)
Dimensões: 4,37 m de comprimento, 2,10 m de largura, 1,64 m de altura, 2,68 de entre-eixos
Porta-malas: 591 litros
Tanque: 67 litros
Consumo:9 km/l (cidade), 10 km/l (estrada), conforme o Inmetro
0 a 100km/h: 6,6 segundos