Muitas pessoas cobrem suas malas com adesivos dos lugares para onde viajaram. A cerca de metade da exposição da Rimowa em Nova York, que celebra os 125 anos de história da marca alemã, há uma pirâmide bem iluminada exibindo as malas pessoais de personalidades famosas. Em um canto, a bagagem de mão do chef com estrela Michelin Massimo Bottura está coberta de adesivos desde Illinois até o Uruguai, incluindo um do prêmio World’s 50 Best Chefs, que ele ganhou em 2018. Mais adiante, no mesmo nível, a mala de rodas do diretor vencedor do Oscar, Spike Lee, está adornada com uma seleção mais limitada, mas igualmente colorida, de adesivos. A caixa de vinho de LeBron James, especialmente projetada para transportar uma dúzia de garrafas dos melhores vinhos, está em dois níveis acima, bem ao lado de um baú pertencente ao campeão de tênis Roger Federer.
A exposição gratuita, intitulada Seit 1898 (em referência à fundação da empresa), abriu em Tóquio em junho e estará em exibição na Big Apple até 17 de setembro. Além dessa coleção de itens pertencentes a personalidades famosas, há uma série de exposições que traçam a história da empresa desde fabricante de selas até jogador de estilo de vida de luxo, incluindo exemplos das primeiras malas de alumínio e policarbonato do mundo.
“Seit 1898 é um testemunho do compromisso da Rimowa com sua herança”, diz a executiva da empresa Emelie de Vitis em comunicado. “Ela compartilha sua filosofia de design pioneira que perdura há 125 anos e continua até hoje. E não poderíamos estar mais satisfeitos em trazer essa história para um centro de viagens tão rico em história como Nova York.”
Mas a exposição vai além das malas e inclui edições especiais e itens únicos, como uma mala que a Rimowa fez para Pharrell Williams, agora designer de moda masculina na Louis Vuitton, para transportar um teclado eletrônico. Uma das exibições destaca uma exclusiva bolsa de golfe com rodinhas ao lado de uma colaboração com a fabricante suíça de móveis USM Haller. A seção de colaborações da marca apresenta parcerias com Aesop, Supreme, Fendi e sugere um esforço futuro com a marca Tiffany & Co., que também faz parte do grupo LVMH. Há até mesmo um pequeno trailer de acampamento construído com o característico revestimento de alumínio da marca.
A exposição seguirá para Shangai em dezembro, e há rumores de que retornará à cidade natal da Rimowa, Colônia, em algum momento do próximo ano. Mesmo que você não possa ir para a China ou Alemanha nos próximos meses, a parada na Big Apple vale a pena uma visita. Afinal, é o único lugar onde você pode obter o conjunto exclusivo de adesivos de Nova York para a sua própria bagagem.