Santiago nunca teve realmente seu momento no centro das atenções. Ofuscada por vizinhos mais vistosos, como Buenos Aires e Lima, a capital chilena se limitava á uma parada inevitável a caminho de um lugar mais emocionante, como a Patagônia, Ilha de Páscoa, deserto de Atacama ou as estações de ski no alto dos Andes. Para sua alegria, e agora de nós também, nos últimos anos, essa metrópole de sete milhões se estabeleceu como um destino por si só. Já não se contenta em se esconder sob a sombra dos Andes, agora possui ricos centros culturais, arranha-céus brilhantes, bares fantásticos e muitos restaurantes premiados. O último deles, merecendo um detaque especial em nossa seçao de Hotspots. Adicione à mistura uma cena gastronômica voltada para o futuro, um crescente interesse em novas técnicas da culinária sustentável que combinada aos tradicionais, porém não menos importantes clássicos e você começará a ver por que Santiago é uma cidade que surpreende. Confira nossa lista com 5 hostpots para os amantes da boa mesa na capital andina.
Jardin Secreto
Localizado em uma das mais requintadas avenidas de Santiago, no coração do bairro Vitacura, o Jardin Secreto é um bar que nasceu em um esconderijo atrás do famoso restaurante Europeo e hoje, reformulado, ocupa quase toda a instalação com um ambiente descolado, remetendo á um bosque tropical. Sua programação contínua do meio dia às duas da manhã, criada especialmente para executivos, empresários e moradores de Vitacura para torná-lo seu local de encontro em meio ao seu espaçoso jardim que os convida a aproveitar a tarde, noite adentro, experimentando drinks e pratos como entradas frias, saladas, pizza e peças da gastronomia japonesesa (a casa também conta com um sushi bar que inova em sabor e cor, com preparações surpreendentes sem arroz).
La Cabrebra
É uma das churrascarias mais famosas de Buenos Aires e também uma das mais turísticas, reconhecida por quatro anos consecutivos como um dos melhores restaurantes da América Latina, segundo a lista dos 50th Best. É claro que estamos falando da La Cabrera. A renomada churrascaria portenã também está presente em Santiago, no sofisticado bairro de Vitacura. A propriedade é ampla, colorida e informal, oferecendo um menu absolutamente endossado por seu fundador argentino, Gaston Riveira. De fato, a carne é exatamente a mesma: os melhores cortes de Angus importado da Argentina, como o Ojo do Bife, executado a perfeição, graças a excelente equipe local, que brilha na cozinha e atende os comensais no salão de forma precisa e experiente. Must-go para os amantes de carnes.
De Patio
A inspiração asiática, o treinamento europeu e os ingredientes chilenos estão iluminando a cena gastronômica de Santiago, graças ao dinâmico jovem chef Benjamín Nast no De Patio – nomeado como um dos cinco restaurantes mais interessantes da América Latina em 2019. A sofisticada decoração de mesas de madeira, muitos o vidro e os tetos baixos e escuros refletem o menu de degustação fresco e elegante, que vem em 5, 8 ou 11 pratos. Os pratos estrelados incluem robalo confit com tapioca e choco com maçã. Escolha um assento na balcão, que aqui funciona como a chef’s table, para close-ups da equipe da cozinha em ação. No De Patio, Nast aposta na tendência da culinária sustentável, priorizando pratos onde a carne não é mais a estrela principal e os legumes (muitos utilizados integralmente) abrem um caminho de surpresas sem precedentes.
La Mar
Não é um mistério que a cozinha peruana é de classe mundial. Lima é a capital culinária da América do Sul, mas nem sempre foi assim. Gaston Acurio, chef, empresário e o maior promotor desta revolução culinária peruana, abriu restaurantes em Cingapura, Nova York, Bogotá, Buenos Aires, Paris e além. No entanto, o Acurio possui 11 restaurantes em Santiago. O La Mar, como o nome diz, é um entreposto especializado em tudo sobre frutos do mar. Localizado no moderno bairro de Vitacura, o restaurante é amplo, com um grande piso aberto e bem decorado. Para quem aprecia comida peruana, o cardápio é um paraíso: variedades de ceviche, tiraditos, diferentes tipos de arroz com frutos do ma, e peixes deliciosos. Para beber, uma boa dica é o pisco de maracujá. E de sobremesa, um clássico como o suspiro limenho. No La Mar não tem erro, nem margem para decepção. Tudo é especial e, por isso, é necessário fazer reserva antecipada, porque a fila de espera é grande.
99
Escondido em uma rua tranquila no bairro Providência, o ambiente moderno entra em choque com pratos sofisticados criados pelo jovem chef Kurt Schmidt, no restaurante 99, que faz parte da lista com os 50th Best América Latina e também do Guia Michelin. Reserve um assento no balcão para assistir a equipe da cozinha preparar os menus de degustação. O cardápio muda diariamente e pode incluir delícias como um prato de cogumelos selvagens, preparados em texturas variadas, polvo grelhado, pantrucas [uma sopa tradicional chilena] e coelho, que são elevados a outro nível pela apresentação elegante e culinária inteligente. As sobremesas no entanto, são as verdadeiras estrelas do show. Espere o inesperado de Gustavo Saez, eleito como o melhor chef doceiro da América Latina. Para acompanhar, a pedida é a incrível seleção de vinhos naturais que frequentemente fazem os clientes voltarem ao restaurante para comprar algum dos rótulos servidos.
Andrés de Fuenzalida 99, Providencia, Región Metropolitana, Santiago.
+56 2 2335 3327
99restaurante.com