À medida que os preços de luxo continuam a subir, surge uma nova maneira de obter alta costura da Valentino de forma acessível: através do Snapchat, para o seu Bitmoji.
Hoje, a casa de luxo italiana está lançando uma coleção com a plataforma de avatares Bitmoji, que permite aos usuários criar desenhos animados digitais de si mesmos e escolher e mudar suas roupas de acordo com o humor e a estação. É a segunda aventura de moda digital da maison este ano, após introduzir designs para avatares Meta em julho. Naquela época, a Valentino disse que estava dando “um passo à frente em direção ao comércio no metaverso”. Agora, está indo mais longe.
Para começar, há cinco peças da Valentino Resort 2024: um vestido de crepe, blazer bordado, bolsa Valentino Garavani Alltime, calças jeans e bombas Valentino Garavani Rockstud. Depois, em dezembro, novos estilos serão adicionados à coleção.
A coleção de moda digital está à venda, em vez de disponível gratuitamente para download, como tem sido a maioria das roupas do Bitmoji até agora. Isso marca um novo fluxo de receita para a Snap, que adquiriu o Bitmoji em 2016 por mais de $100 milhões. Os itens estão com preços entre 80 e 1.100 Tokens do Snap, que podem ser comprados em pacotes de 80 ($0,99), 250 ($2,99), 500 ($4,99) e 1.100 ($9,99). A Snap experimentou pela primeira vez cobrar tokens por moda digital no ano passado, para seu lançamento com a Adidas, que estava disponível por uma semana. A jaqueta Adidas ‘Into the Metaverse’ custava 250 tokens, ou $2,99. Para comparação, a Meta vende sua moda digital de designer em uma faixa de preço um pouco mais restrita; as peças geralmente variam de $2,99 a $8,99, com marcas incluindo Prada, Balenciaga e Thom Browne na mistura. As coleções digitais da Meta foram introduzidas pela primeira vez em julho de 2022.
Setenta e quatro por cento dos usuários do Snapchat vestem seus Bitmoji com as marcas que usam na vida real, de acordo com a Snap. “Sabemos que os comportamentos em nosso mercado de moda frequentemente refletem o mundo real, como se vestir para uma festa de feriado, um dia na praia ou o primeiro dia de aula”, diz Geoffrey Perez, chefe global de luxo da Snap Inc. “Algumas ocasiões pedem algo especial, e muitos usuários do Snapchat querem que seus eus digitais se destaquem. São parceiros como a Maison Valentino que dão às pessoas essa opção e nos animam à medida que continuamos a testar e aprender com novas oportunidades, incluindo conteúdo e bens digitais.”
Usuários da moda Bitmoji estão acostumados a comprar no armário digital da plataforma — incluindo colaborações anteriores com marcas — gratuitamente, o que pode tornar o plano de tokens uma venda mais difícil. O Bitmoji já lançou coleções gratuitas de marcas como Ralph Lauren, Off-White, Levi’s e Carhartt. O lançamento da Valentino apresenta o maior número de peças que uma coleção já incluiu até hoje, em grande parte devido à Snap remodelar o Bitmoji para personagens 3D. Isso torna a criação de roupas mais rápida porque a Snap não precisa mais fazer tudo duas vezes (em 2D e 3D), consolidando sua linha de produção.
Em fevereiro deste ano, a Valentino anunciou uma parceria com a plataforma de moda Web3, Unxd, para liderar seus projetos no metaverso e Web3.
Os consumidores continuam interessados em moda digital, de acordo com um relatório recente do Roblox. Nos primeiros nove meses deste ano, o Roblox diz que viu 165 bilhões de atualizações totais de avatares (aumento de 38% este ano) e seus usuários compraram 1,65 bilhão de itens de moda digital (aumento de 15%), indicando que o apetite por moda virtual está vivo e bem.
O público-alvo principal da coleção é a Geração Z, diz Perez. “Estamos empolgados em trabalhar com a Maison Valentino para trazer suas peças de luxo icônicas para nossa comunidade, em grande parte da Geração Z, com 85% dos jovens de 13 a 24 anos tendo um avatar Bitmoji nos EUA.”