O processo criativo de um chef envolve uma combinação de trabalho árduo, inspiração e influências culturais. No Evvai, o chef Luiz Filipe Souza explora as tradições culinárias do Brasil e da Itália, buscando pontos de intersecção cultural e particularidades de cada nação para inspirar suas criações. Ele percorreu tradições culinárias de Norte a Sul do Brasil, buscando ingredientes, técnicas e sabores que formam a base de sua formação.
O novo menu degustação do restaurante oferece aos comensais uma experiência criativa em 13 tempos. O menu começa com a introdução de cores das bandeiras do Brasil e Itália nos snacks, que prenunciam a fusão das duas cozinhas. Destaque para pratos como a cestinha de siri catado com caramelo de koshô e espirulina azul, e as sofisticadas versões do clássico chuchu com camarão carioca, usando camarões carabineiros produzidos em Santa Catarina.
A harmonização dos pratos pode ser feita com a seleção de vinhos clássicos e premiados da opção Magna, ou com vinhos brasileiros na opção Sinfonia, acompanhados por vermouth em uma combinação ousada proposta pelo sommelier Marcelo Fonseca. Na sequência, o chef também traz releituras aprimoradas de pratos clássicos italianos, como a bomba de vieira, inspirada no Bomboloni salgado, e a pasta fredda, servida com sorvete de cupuaçu, pimenta baniwa, açafrão e toque de tangerina.
Na segunda metade do menu, pratos tradicionais da cozinha brasileira, como moqueca, pato no tucupi e barreado, são reinterpretados de forma surpreendente, desafiando puristas e criando novas memórias afetivas. O serviço é comandado por Jacqueline Pessoa, gerente do Evvai, que traz a panela de barro selada com farinha de mandioca e o caldo de tucupi aromatizado com ervas, entre outras apresentações.