De novas corridas em Miami e Las Vegas ao sucesso de Drive to Survive ao novo acordo multimilionário de transmissão com a ESPN, a Fórmula 1 está explodindo nos EUA. Agora, está se juntando a um dos uísques favoritos da América.
A Jack Daniel’s anunciou uma parceria com a equipe de F1 da McLaren que começará no próximo ano com o nome do Old No. 7 estampado na frente do carro – bem como nos macacões dos pilotos e nos capacetes da tripulação.
Enquanto do lado de fora, o Jack Daniel’s pode parecer mais de ajuste cultural com a principal série de corridas da América, NASCAR, está indo em direções diferentes em termos de popularidade. Embora a NASCAR ainda obtenha classificações maiores para cada corrida nos Estados Unidos, na última década houve um declínio de 47% na audiência de sua corrida de destaque, a Daytona 500. Compare isso com a F1, que viu um aumento de 53% nos espectadores em 2022 comparado a 2021. E enquanto Jack Daniel’s já é o uísque mais vendido do mundo, a marca vê a F1 como uma forma de aumentar seu alcance de marketing global e atrair um público mais jovem para seu produto.
“Como marca, procuramos permanecer relevantes com a próxima geração de consumidores e sempre procurando plataformas relevantes para fazer parceria e, portanto, a McLaren e a F1 apresentam uma plataforma global absolutamente brilhante e incomparável para realmente amplificar a presença da Jack Daniel’s”. A diretora-gerente global SVP da Jack Daniel’s, Sophia Angelis, disse ao Sports Business Journal. “É claro que a F1 vem com uma base de fãs em todo o mundo, o que por si só é realmente atraente e, graças ao Drive to Survive da Netflix, trouxe um público mais jovem e diversificado e criou um impulso incrível.”
É claro que a próxima temporada de Drive to Survive provavelmente não terá nenhuma trama impulsionada por esse acordo de marca, como o fracasso do patrocínio de bebidas energéticas da Haas em 2019, que causou muita consternação para a equipe em dificuldades no programa. A maior parte do drama em torno da McLaren provavelmente envolverá a intriga do palácio de expulsar o amado piloto Daniel Ricciardo – não o fato de Jack Daniel estar estampado na pintura. Mas veremos quando a nova temporada estrear no próximo ano.