O Jaguar XF é a nova definição de um sedã esportivo clássico de quatro portas e cinco lugares. O sedã britânico combina um toque sedutor de nostalgia com apenas a quantidade certa de sofisticação moderna. A linha de 2018 traz as versões Pure, Prestige, R-Sport e S.
O modelo testado por nossa equipe foi o da linha S, que traz um bodykit diferenciado, com linhas esportivas e um poderoso motor V6 de 3.0 litros que gera íncriveis 380 cavalos de potência a 4500 rpm. Atrelado a uma caixa automática com 8 marchas, o motor empurra o XF a impressionantes 100km por hora em apenas 5,3 segundos. O XF consegue despertar interesse e atingir um público amplo, trazendo esportividade, conforto e luxo para quem procura.
A linha S é a topo de linha, onde é encontrado o motor diferenciado, assim como scoops maiores, pastilhas de freio vermelhas, acabamentos em contraste em preto brilhante, um aerofólio discreto e elegante, para-choque esportivo além de saias esportivas. Esse conjunto realmente destaca-se no modelo, e faz com que o carro chame muita atenção e não passe na rua despercebido.
O interior foi transformado e emergido com tecnologia onde tem se uma experiência única e superior aos seus concorrentes. Na versão testada estava presente o acabamento em fibra de carbono, bancos de couro vermelho e preto com alcântara.
A central InControl de 10.2 polegadas é o novo sistema multimídia que integra o kit de audio assinado pela Meridian, navegação via satélite abrangente e aplicativos exclusivos da Jaguar, onde é possível configurar cores ambiente e também alterar rapidamente o modo de direção do carro, sendo intuitiva e 100% integrada aos dispositivos móveis.
Atrás do volante denso de três raios do XF, que é regulado eletronicamente há as borboletas (paddleshifts) para troca de marchas e logo atrás uma tela TFT modular personalizável onde é exibido o velocímetro e conta-giros, entre outras informçações pertinentes ao condutor, que também pode optar por visualizá-las atrás do cockpit, no head-up display.
O espaço interno do Jaguar XF é ótimo, tanto para o motorista e passageiro onde possuem assentos com regulagem totalmente eletrônica e memórias de assento, quanto para quem vai atrás com bancos confortáveis trazendo um espaço generoso inclusive para passageiros altos. Vale lembrar que o carro conta com ISOFIX nos bancos traseiros e um porta-malas de 505 litros.
O modo de direção do XF vai depender da escolha do motorista. Com o sistema Adaptive Dynamics pode-se explorar diferentes modos de condução onde ele ajusta eletronicamente os amortecedores, acelerador, direção e transmissão entre as configurações normais e esportivas.
Na cidade, por mais que o XF seja um sedã longo ele se sai muito bem, possui um desempenho impecável evitando choques e ruídos na cabine, trazendo uma sensação de compostura ao longo do movimento da suspensão. O conjunto do XF S é harmônico e atinge exatamente a nota certa, tornando-se a escolha perfeita para quem procura um sedã grande e luxuoso, sem abrir mão da esportividade.