“Poucas experiências gastronômicas são tão admiradas ou tão surpreendentes quanto o omakase, um jantar japonês no qual os convidados confiam totalmente na escolha do chef e degustam receitas sazonais, elegantes e artísticas, preparadas com os ingredientes mais frescos disponíveis”, descreve o Guia Michelin, em sua edição brasileira. É neste prestigiado guia, que o Kinoshita desponta já há vários anos com uma estrela, mantida graças à qualidade de seus pescados e à inovação de seus preparos, sempre inusitados e surpreendentes.
Nesse início de primavera a casa apresenta nova edição do Omakase dedicada à estação, com um caprichado menu em nove tempos trazendo iguarias da alta culinária japonesa. “Jantar um omakase significa estar frente a frente com o chef, que observará a reação dos clientes, guiando-os pela melhor experiência possível. Para os chefs é sempre um enorme prazer, porque não se está simplesmente cozinhando, isolado na cozinha, mas acompanhando a reação dos seus clientes, o prazer da degustação”, comenta o crítico do Michelin, Jacob Dean, baseado em Nova York.
De certa forma, segundo ele, o omakase faz um contraponto ao kaiseki, uma refeição japonesa com várias etapas, construída com ingredientes sazonais e preparações simples. Existe, porém, uma diferença fundamental. Enquanto o kaiseki é uma refeição altamente ritualizada, com fluxos muito específicos, o omakase muda a cada ocasião, com o chef tomando decisões sobre o que cozinhar no meio do processo. A verdade sobre o omakase está na própria palavra: em tradução livre, significa “eu confio em você”.
Terças com Jazz
Em tempo, a proximidade com o verão e as festas de fim de ano trazem um sopro de renovação na casa com as recém criadas terças-feiras dedicadas ao jazz, em seu elegante ambiente embaladas pela boa música do multi-intrumentista e compositor Rodrigo Antão, com o melhor do Swing. O gênero remonta às décadas de 30 e 40, quando as big bands atingiram o ápice da sua popularidade nos Estados Unidos. Com base neste estudo de linguagem rítmica, Rodrigo Antão, em duo – piano e baixo acústico – apresenta um repertório rico de standards da música americana, em 3 sets de 45 minutos. Desfilam hits como Fly me to the moon, I get a kick out of you, Night and Day, I’ve Got You under my skin, The way you look tonight, My Funny Valentine e Body and Soul, apenas citando algumas.