Localizado em um charmoso e intimista salão nos Jardins, o Kuro é uma casa de alta gastronomia oriental, que mescla a descontração com tradição das autênticos restaurantes do país nipônico. Comandados pelo sushiman Henry Miyano ao lado do chef executivo, o espanhol Gerard Barberan, o restautante ocupa uma posição de destaque em nossa lista dos melhores hotspots de São Paulo, e agora conta com novo e super excusivo menu degustação fechado, conhecido como omakase, apresentado em 16 tempos. Uma singular experiência gastronômica.
A operação é sensivelmente diferente, e, com as adaptações para reabertura, atualmente recebem apenas um grupo, de no máximo 6 pessoas por vez, tornando a experiência da casa ainda mais únicas. Os clientes acompanham a produção de seus sushis. De uma maneira lúdica, a refeição começa com um caldo de katsuobushi e alga Kombu, chamado de dashi, fervido num Syphon Coffee, um método de infusão e indução térmica, normalmente utilizado para extração de café, que complementa-se com massa de gyoza, tinta de lula e king crab. Seguindo para as entradas, o tataki de atum chega com um ovo perfeito em molho ponzu. Em uma inspiração no chef Andoni Aduriz, do restaurante Mugaritz, no país Basco, o ‘beijo gelado’ traz em uma base de gelo o tartare de camarão fresco, e caviar de esturjão, e o cliente come como se estivesse dando uma beijo no prato. As entradas finalizam com a vieira com enoki em tarê.
Servidos em unidades, os sushis seguem a tradição japonesa e são produzidos com peixes extremamente frescos, sendo de espécies comuns da região de consumo. Seguindo essa filosofia, o menu pode sofrer pequenas alterações por dia, dependendo da disponibilidade de matéria prima. Em seu menu base, é possível encontrar entre os sushis, pargo com limão-cravo, robalo, prejereba com shissô, carapau com gengibre e bluefin espanhol, do qual se usa a barriga, rica em gordura e chamada de toro. Nesse caso, a iguaria é queimada em carvão maciço binchotan, de origem japonesa, o que traz contrastes de temperatura ao sushi. A etapa dos sushis é finalizada com um delicado tamagoyaki, um tipo de omelete japonês com sabor mais adocicado.
Nessa mesma linha de cozinha de mercado, ou seja, trabalhando com os produtos mais frescos disponíveis, o prato principal também pode variar conforme o dia da visita. Então, se encaminhando para o fim, entre as opções que podem ser encontradas no menu, a bochecha de javali com cabotiá. A sobremesa, assinada por Gerard, leva o nome do restaurante, Kuro, que em japonês significa preto. Nela, o chef surpreende com gergelim preto em diferentes texturas e técnicas, e fecha o menu com leveza em um sorbet de amoras pretas, em uma experiência exclusiva de cozinha japonesa.
Serviço:
KURO
Rua Padre João Manuel, 712, Cerqueira César, tel. 3062-5241.
Segunda a sábado às 12h; 19h; 20h45
Reservas:direct no instagram @kurorestaurante