A Monterey Car Week, a principal exposição mundial de tudo o que é automotivo, culminou ontem com a 70ª edição do Pebble Beach Concours d’Elegance em seu trecho homônimo da costa norte da Califórnia. Em meio a uma atmosfera altamente festiva, uma das montadoras mais antigas do setor teve ainda mais a comemorar quando o grand finale culminou em um Mercedes-Benz 540K Autobahn Kurier 1938, sendo eleito o Melhor do Espetáculo de um campo de 230 concorrentes.
É a nona vez que a Mercedes recebe o prêmio, empatando Bugatti para a maioria das honras no lendário Pebble Beach Golf Links. Surpreendentemente, o prêmio chega cerca de 48 horas depois que outra variante do modelo do mesmo ano, um 540K Special Roadster, recebeu o prêmio de Melhor do Espetáculo no Quail, um Encontro de Motorsports no vizinho Carmel Valley.
“Este vencedor do Best of Show incorpora tantos recursos sensacionais – estilo, velocidade e desempenho”, disse Sandra Button, presidente do Pebble Beach Concours d’Elegance, no comunicado oficial à imprensa. “Construído para correr na nova Autobahn alemã em 1938, este automóvel raro é realmente um exemplo do belo design alemão”, ela continuou.
Raro está certo. É o único exemplo existente de dois que foram feitos e agora faz parte da coleção de Arturo e Deborah Keller. Os Keller não são estranhos ao cobiçado reconhecimento de Pebble, o Best of Show, que inclui uma enorme taça de prata e, com o Rolex sendo o relógio oficial para o evento, um relógio Rolex Oyster Perpetual Datejust 41. O casal teve dois outros carros – ambos modelos Mercedes-Benz – com o mesmo título: um Mercedes-Benz SS Erdmann & Rossi Roadster 1930 e um Mercedes-Benz 500K Special Roadster 1936, em 2001 e 1986, respectivamente.
Outros clássicos na corrida este ano foram um Bugatti Type 57S Corsica Drophead Coupé 1937 pertencente a Joanie and Scott Kriens de Saratoga, Flórida, um Maserati A6G Zagato Coupé 1956 de propriedade de Wendy e Jonathan Segal de San Diego, Califórnia, e um 1966 Ferrari 365 P Pininfarina Berlinetta Speciale, parte da RQ Collections em Woodland, Tex.
Ao todo, um pequeno exército de juízes especialistas, incluindo nomes como Stephan Winkelmann, presidente da Bugatti e Lamborghini, e Ed Welburn, ex-chefe global de design da General Motors, concedeu prêmios em 26 classes e distribuiu outras 27 homenagens especiais.
Talvez tenha sido devido ao cancelamento do evento no ano passado, mas o espírito geral de camaradagem para o concurso de 2021 parecia estar no limite, assim como a sensação de inclusão. Isso foi alimentado, em parte, pela presença de 38 veículos Best of Show anteriores e todos os primeiros colocados de cada Pebble Beach Road Race, que ocorreu de 1950 a 1956. A última incluía a Ferrari 750 Monza Scaglietti de 1955 pilotada por Phil Hill e Carroll Shelby durante as duas últimas competições.
Também estava disponível uma coleção impressionante de modelos do Lamborghini Countach, em homenagem ao 50º aniversário do carro, complementado pelo comemorativo Lamborghini Countach LPI 800-4 sentado nas proximidades do Concept Lawn e revelado apenas dois dias antes. Como de costume, aquele pedaço de verde antes da entrada principal foi cercado por entusiastas de câmeras tentando obter um vislumbre do futuro através de carros como o Jesko Absolut da Koenigsegg e o Artura da McLaren. Em alguns casos, os veículos estavam fazendo sua estreia pública enquanto outros, como o Maserati MC20 agora em produção, estavam compensando a perda de seu momento em 2020. Com certeza, os fabricantes de automóveis estavam prestando muita atenção em como seus novos produtos estavam sendo vistos.
“O supercarro esportivo Maserati MC20 recebeu uma recepção incrível no Concept Lawn”, disse Bill Peffer, chefe da Maserati Americas. “A produção começou em nossa fábrica em Modena, Itália, e este veículo incrível com certeza impressionará os clientes mais exigentes quando começar a chegar à América do Norte ainda este ano.”
O tom otimista de Peffer foi ecoado por aparentemente todos os fabricantes presentes, com o bloqueio global resultando em um número recorde de pedidos para muitas montadoras. Mas enquanto o “Motorsports Gathering” do Quail tem a promoção aberta do OEM como um componente principal, o Pebble concours o mantém na periferia, com notáveis como Ferrari, Bentley, Lamborghini, Bugatti e Aston Martin transformando pavilhões ou residências no local em salas temporárias onde convidados VIP e clientes valiosos podem visualizar os lançamentos mais recentes e personalizar seus pedidos no local.
“Sempre estivemos aqui e tivemos muitas, muitas revelações mundiais no passado”, disse Cedric Davey, diretor de operações da Bugatti para as Américas. “Esta é realmente a nossa casa longe de casa”, acrescenta ele, ao lado de um protótipo de produção do novo Bugatti Bolide de 1.600 hp, um monstro de pista que Davey descreve como “a versão extrema do que pode ser feito com um W- 16 motor. ” Embora mais parecido com um protótipo LMP1 de Le Mans, o Bolide ostenta dicas de design notáveis de modelos Bugatti antigos, como o Type 57SC Atlantic, visto no gramado do show.
Na mesma rua do oásis temporário da Bugatti, outra marca francesa havia se estabelecido. O famoso Delage, que fechou as portas em 1953, foi trazido de volta pelo empresário Laurent Tapie, que, junto com sua equipe, está desenvolvendo o hipercarro D12 de 1.100 CV. E, embora o descritor “caça a jato” seja usado ad nauseam na linguagem automotiva, é garantido no caso do D12 com assento duplo encaixado em um dossel da cabine que se eleva como o de um caça a jato. Segurando a corte enquanto também está cercado por três modelos Delage do início do século passado, Tapie descreveu Pebble como “o lugar para se estar”, acrescentando que “é o concours de maior prestígio do mundo, então é uma obrigação comparecer.
A justaposição geral de máquinas clássicas e de ponta incomparáveis em um cenário atemporal é o motivo pelo qual o Pebble Beach Concours d’Elegance muitas vezes se torna uma tradição ao longo da vida para os entusiastas de carros.