Quando uma marca te apresenta o slogan “Puro prazer em dirigir” não tem como esperar pouca coisa, e sendo BMW a gente já sabe que vem coisa boa. Com motores mais fortes e potentes do que a geração anterior, chegou recentemente ao mercado brasileiro o novo BMW Série 5.
O Série 5 que tornou-se uma referência entre os sedans executivos premium desde o início da sua comercialização em 1972, chega dotado com características de última geração, num modelo completamente redesenhado – ligeiramente maior, mais leve pesado e com mais potência.
Ainda mais atraente e elegante
Antes de chegarmos á um dos grandes diferenciais do BMW Série 5 a condução autônoma, exploramos mais como é conduzi-lo. Até porque, nada supera o prazer em dirigir. E isso é uma coisa boa no caso deste BMW Série 5 de 2017. A única sentença digna é esta: se está à procura de um sedan médio de luxo com algumas das mais apuradas assistências à condução sem deixar o condutor relegado a um segundo plano, o novo BMW Série 5 continua a ser uma referência.
Potência exepcional
Os novos motores do BMW Série 5 são da família BMW Twinpower Turbo. No Brasil, estão disponíveis para o Série 5 duas motorizações a gasolina, 530i M Sport, quatro cilindros e a top de linha 540i M Sport, seis cilindros, que atuam com uma transmissão automática de oito velocidades e tração traseira.
A versão testada, veio equipada com o “pequeno bloco” de 2.0 litros e quatro cilindros. Este motor tem o que é preciso para garantir potência de sobra, tanto na aceleração (vai dos 0 aos 100 km/h em 6,2 segundos) como em velocidades mais altas. Ao pisar fundo no acelerador, não há dúvidas de que este sedan irá responder, mas dentro do habitáculo permence a inalterável quietude de tal forma que nem se sente a velocidade, digno das máquinas alemãs. Em alta velocidade, é necessário manter o olho vivo nos velocímetro, uma tarefa muito facilitada pelo head-up display, melhorado e ampliado, que projeta várias informações sobre o carro no para-brisas.
Gigante tecnológico
Poderíamos escrever uma matéria completa só sobre a tecnologia do Série 5! Não surpreendentemente, muitas das geniais características introduzidas na última geração do modelo topo de linha da BMW, o Série 7 foram adotadas pelo novo Série 5.
Há controlo por gestos, que, gesticulando a mão no ar, permitem aumentar ou reduzir o volume do sistema de som, atender chamadas telefónicas e fazer zoom no mapa de navegação. Outras funcionalidades disponíveis incluem carregamento de telefone por indução e a primeira versão wireless da Apple CarPlay.
Os novos sistemas de assistência ao condutor do Série 5 representam um grande passo na direção da condução autônoma. Novo sistema controle de velocidade de cruzeiro ativo (ACC) e a nova geração do sistema auto start/stop são algumas das tecnologias presentes na máquina.
Auxiliar de direção e de pista: mantém o carro na trajetória em velocidades até 210 km/h, orientando-se tanto pelo veículo à frente como pelar marcações e faixas na pista. Em velocidades entre 30 e 70 km/h o sistema permite correções de rota sem as mãos no volante.
Auxílio de evasão: sistema que ajusta a trajetória do veículo em caso de mudança brusca de direção de acordo com input do motorista ao volante. Além disso, ele usa sensores para detectar quanto espaço livre está disponível ao redor do carro. O sistema atua em velocidades até 160 km/h.
Aviso de Trânsito perpendicular: utiliza sensores de radar para monitorar o tráfego em junções de difícil ângulo de visão ou quando for manobrar fora de um espaço de estacionamento localizado em um ângulo reto para a estrada.
Alerta de saída da faixa de rodagem: avisa o motorista em caso de saída da faixa de rodagem e o auxilia a retomá-la. Atua entre 70 km/h e 210 km/h.
Aviso de colisão lateral: condutor é avisado visualmente e através de vibrações no volante se outro veículo se aproximar muito.
Mas o maior trunfo do sistema de condução autônoma é capacidade de se auto-estacionar em espaços paralelos sem alguém ao volante, o estacionamento remoto. Ou seja, o condutor pode estar do lado de fora do carro e, recorrendo ao sistema incluído na chave, comandar o carro até este se estacionar sozinho. A BMW alega que isto é útil para conseguir enfiar o carro em espaços apertados nos quais seria difícil abrir e fechar a porta (às vezes, até impossível, dado o ângulo de abertura das mesmas).
A lista de equipamentos de segurança ativos e passivos incluem seis airbags , freios a disco ventilados com abs, farol de neblina traseiro, dynamic breaking lights, pneus BMW Star Marking com tecnologia run-flat e estepe de emergência.
Famoso por seu conforto e espaço interno, é um carro para ser curtido na direção. Pena que muitos que compram deixam o motorista particular guiar. Sorte do motorista…
Ficha técnica
Motor: 2.0 l, quatro cilindros/ 3.0l, seis cilindros
Potência: 252 cv entre 5.200 rpm e 6.500 rpm/340 cv entre 5.500 rpm e 6.500 rpm
Torque: 350 Nm entre 1.450 rpm e 4.800 rpm/450 Nm de torque entre 1.380 rpm e 5.200 rpm
0 a 100 km/h: 6,2 segundos/5,1 segundos
Velocidade máxima: 250 km/h
Comprimento (mm): 4.936
Largura/Altura (mm): 1.868/1.466
Porta malas (sem estepe/com estepe): 530 litros/390 litros
Tanque: 68 litros
Versões: 530i M Sport/540i M Sport
Rodas: liga leve aro 18″
Cores: preto carbono, preto safira, cinza sophisto, branco alpino, azul mediterrâneo e bluestone
Preços: R$ 314.950/R$ 399.950