Parada de cruzeiros e com diversas praias inexploradas, Ilhabela também é o paraíso dos bares e restaurantes. Há inúmeras opções de norte a sul da ilha, principalmente no centrinho histórico. Além de toda a beleza das praias, Ilhabela nos surpreende com a gastronomia caiçara e da cozinha internacional.
É principalmente entre as praias do Perequê e Santa Tereza, o trecho mais movimentado de Ilhabela, que se concentra a cena gastronômica da cidade, com opções de quiosques, food trucks, bares, cafés e restaurantes para todos os gostos. Mas também há os beach clubs pra passar o dia na areia saboreando quitutes e drinks e os restaurantes de hotéis chiquetosos do sul da ilha. Vem ver onde comer em Ilhabela neste post.
Viana
Com 51 anos de existência, é um dos restaurantes mais antigos de Ilhabela. Parte da fama da casa se deve à sua famosa casquinha de camarão, carro chefe da casa. De prato principal, vá de lagostins grelhados com mix de arroz negro e branco e lascas de abobrinha. Para arrematar, torta de café com nozes.
• Avenida Leonardo Reali, 1560, Viana, Tel: (12) 3896-1089 www.viana.com.br.
Nakajima
Destaque entre os asiáticos de Ilhabela. A iluminação intimista é o primeiro detalhe que chama a atenção de quem passa pelo lado de fora do restaurante Nakajima. Apontado pelo Trip Advisor no início de 2019 como um dos melhores restaurantes de Ilhabela, ele surpreende para muito além do visual, que lembra bangalôs de Bali.
Além da comida japonesa, o restaurante oferece comida asiática, abrangendo a gastronomia chinesa, indiana e também tailandesa, com pratos como o nasi goreng, o curry e o pad thai.
• Hotel Ilhaflat, Av. Princesa Isabel – Perequê, Tel: (12) 99731-6946
Marakuthai
O gosto pelas panelas, que Renata Vanzetto exibia ainda menina, virou negócio quando ela voltou de uma viagem pela Espanha e França, aos 18 anos. Com o micro-ondas da avó, a geladeira da mãe e cadeiras emprestadas de tias, a moça transformou um pequeno galpão em charmoso restaurante. Recrutou as amigas como garçonetes, pôs a irmã no caixa e passou a servir ali receitas moderninhas de inspiração tailandesa. Isso foi há apenas cinco anos. De lá para cá, Renata abriu uma filial do Marakuthai nos Jardins, em São Paulo, e acumulou experiências como um estágio no restaurante dinamarquês Noma, eleito pela revista inglesa “Restaurant” o melhor do mundo em 2010 e 2011. Apesar de hoje passar a maior parte do tempo à frente da unidade paulistana, a jovem chef não se descuida da matriz.
• Avenida Força Expedicionária Brasileira, 495, loja 1, Saco do Indaiá, Ilhabela, tel.: 3896-5874 www.marakuthai.com.br.
Akari Sushi Lounge
Especializado em comida japonesa, o Akari oferece o que há de melhor em peixes e iguarias tradicionais do país. O cardápio é bem variado, com todos os tipos de frutos do mar extremamente frescos e opções para quem não gosta só de alimentos crus. Destaque para o carpaccio de salmão, que é super fresco e bem cortado.
• Avenida São João, 133, Perequê, Ilhabela, Tel.: (12) 3896-4151.
Espaço Tangará
Instalado em uma área de 8 mil metros quadrados, cercado pela Mata Atlântica e pelo Parque Estadual, na Praia do Jabaquara, última com acesso pela estrada ao norte da Ilha, o Espaço Tangará conta com restaurante, bar de praia e espaço de eventos, distribuídos em ambientes cuidadosamente projetados para acolher moradores, turistas e navegantes com requinte e naturalidade.
Com um amplo deck de frente para o mar e serviço de praia com mesas, cadeira, guarda-sóis e confortáveis espreguiçadeiras, o Tangará Praia é um quiosque que oferece toda a estrutura para aqueles que querem passar o dia aproveitando o sol e o mar. Com serviço diferenciado aos visitantes, oferece um cardápio de drinks, comidinhas e porções rápidas, saudáveis e inovadoras. Nele, também são realizados eventos como pequenos shows, luais e festas na praia.
- Avenida Engenheiro Martinho Storace, 12717 – Praia do Jabaquara, (11) 99172-9929 www.tangarailhabela.com.br