Os tempos em que a incessante busca pela chave do carro ao sair de casa oficialmente ficaram para trás. Agora você poderá simplesmente pegar seu telefone. A Apple anunciou a CarKey, uma nova solução de chave de carro digital para iPhones, e a BMW é a primeira montadora a lança-lá aos motoristas.
O novo sistema, anunciado na conferência de desenvolvedor da Apple, a WWDC, é compatível com o iOS 13 e o próximo iOS 14, e fará sua estreia na linha 2021 da BMW Série 5, que será lançada no mercado norte-americano e europeu neste mês de julho. Embora a tecnologia keyless não seja exatamente nova, essa nova interação faz mais mais do que abrir remotamente a porta do seu carro.
A chave digital da BMW, que ficará dentro do já conhecido aplicativo wallet do iPhone, utiliza uma tecnologia sem fio de curto alcance conhecida como NFC. Isso permite que os motoristas simplesmente toquem no veículo com o iPhone para obter acesso e dar partida no motor colocando o telefone na bandeja de carregamento.
Mas, o verdadeiro trunfo dessa nova tecnologia é que os proprietários podem compartilhar a chave com até cinco outras pessoas via iMessage. Ao compartilhar, você pode determinar se fornece acesso total ou um perfil de direção restrito. Caso escolha pelo último, você pode controlar a velocidade máxima, a potência, o volume máximo do sistema de som e muito mais, o que é perfeito se você deixar que seus filhos experimentem a nova série 5. Você também não precisará se preocupar em ficar sem bateria. Graças a um recurso especial de reserva de energia, a BMW diz que a chave ainda funcionará por até cinco horas após a bateria do iPhone acabar. Ah, e se não estiver com vontade de tirar o celular do bolso, a chave digital também é compatível com o Apple Watch.
A Apple já está trabalhando para tornar o sistema compatível com mais carros e, sem nenhuma novidade, está dando um grande foco à segurança. A empresa está implementando um hardware completamente seguro para garantir que as chaves de criptografia que fazem o telefone ou o relógio falar com o carro permaneçam fisicamente no dispositivo. Isso significa que ninguém mais – nem mesmo Tim Cook – terá acesso a esses dados. As chaves digitais podem ser desativadas diretamente do telefone e se fosse perder ou não tiver mais o telefone, o acesso ao veículo pode ser revogado remotamente pelo iCloud. Isso é o futuro!
.