Se você é o tipo de pessoa que sempre opta pelo melhor laptop, smartphone ou câmera DSLR de última geração, esse SUV é perfeito para você. O Volvo XC60 T8 Twin Engine Polestar Engineered – o nome de carro mais longo da empresa – tem absolutamente tudo o que os amantes da tecnologia desejam. Com 415 cv, tração integral, freios de 6 pistões e rotores perfurados maciços, um sistema híbrido plug-in, suspensão Ohlins ajustável e um interior líder de seu segmento, o carro é um SUV que incorpora a tecnologia de alto desempenho vista pela primeira vez no S60 e V60 T8 Polestar.
Design
Por fora ele se parece muito com um XC60 padrão, exceto pelos arcos das rodas alargados de 21 polegadas, pinças de freio amarelas brilhantes e alguns emblemas sutis da Polestar e ajustes de design ao redor do para-choque dianteiro. Dado o que os engenheiros da Polestar poderiam ter feito com um SUV com tanto potencial na estrada, elogio sua contenção e sutilezas elegantes. Desenhado para ser um dos veículos mais vendidos da marca, que é famosa por desenvolver carros elétricos de alto desempenho enquanto também atua como uma preparadora de performance de alguns dos modelos mais vendidos da empresa, dos quais o XC60 é seu melhor case. Embora possa não ser o SUV esportivo mais poderoso do mercado, o T8 Polestar é definitivamente o mais avançado e tecnológico disponível no mercado atualmente.
Performance
Sim, os nomes podem ser enganosos. Twin Engine não significa que este T8 receba uma segunda turbina. A terminologia “Twin” refere-se a dois tipos de indução forçada empregados no motor a gasolina de quatro cilindros de 2,0 litros do crossover. Não contente em ser turbo e superalimentado, este XC60 é auxiliado em sua geração de energia por uma configuração híbrida de motor elétrico que é aumenta a potência máxima combinada a até 415 cavalos. O motor aciona as frentes enquanto um motor elétrico de 88 cv impulsiona o eixo traseiro. Agora, se isso não é uma configuração complexa, então eu gostaria de saber o que é. Graças à eletrificação, a entrega de energia é instantânea e explosiva e habilmente anula o grande peso do carro e garante uma aceleração de 0 a 100 km/h – 5,3 segundos.
Utilizando um carregador de nível 2, a bateria de íon de lítio de 11,6 kWh do T8 pode ser recarregada em cerca de 2,5 horas, fornecendo um alcance somente elétrico de até 37 km e quando utilizado no modo híbrido, um consumo combinado de incríveis 20 km/l. O modo Pure drive padrão do XC60 priorizará, mas não garantirá a condução somente elétrica. Alguns toques no grande display central e você encontrará a função Hold And Charge para restaurar a energia da bateria para uso posterior.
Uma das primeiras impressões ao dirigir o SUV, além de sua ampla potência, é o chassi de arquitetura de produto escalável do T8 e o resultado de excelente manuseio e estabilidade. Mesmo sendo um carro alto, este crossover parece colado à estrada com o mínimo de rolagem da carroceria, mesmo quando pressionado com força. Outra razão excelente desempenho do Polestar está nos brilhantes amortecedores Ohlins personalizados. Enquanto a altura do carro permanece inalterada, essas unidades de válvula de fluxo duplo oferecem uma função exclusiva ajustável de 22 estágios para atender ao gosto pessoal do motorista.
A suspensão é semelhante a de um carro esportivo: firme, mas não trava em sua configuração padrão e funciona de forma eficaz para manter o carro estável nas curvas, permitindo que o sistema 4WD tenha máxima aderência. Também elevando o manuseio do carro para níveis de carro esportivo estão os freios Akebono feitos no Japão. Com pinças douradas de 6 pistões e rotores perfurados de 14,6 polegadas, o conjunto proporciona uma excelente sensação no pedal e inspiram confiança, pois trabalham em conjunto com os amortecedores Ohlins e os pneus Pirelli P-Zero de 21 polegadas resistindo a deslizes sob frenagens bruscas.
Conforto
O interior do Polestar é minimalista, luxuoso e de alta qualidade, apresentando cintos de segurança dourados (para combinar com as pinças douradas), couro costurado por toda a parte, plásticos brilhantes e alumínio polido. Os bancos têm um aspecto esportivo, com total apoio para o motorista. Os ajustes telescópicos e de inclinação são fáceis e permitem que os condutores encontrem instantaneamente a sua posição de condução ideal.
Dominando o painel, uma tela sensível ao toque tipo tablet de 9 polegadas forma o núcleo do sistema de infoentretenimento do XC60 Polestar e inclui um ponto de acesso Wi-Fi 4G LTE, além de aplicativos como Google e Spotify integrados. Mas para ser franco, enquanto os gráficos são excelentes, esta tela sensível ao toque pode ser complicada, um pouco difícil de navegar e levar algum tempo para se acostumar. E sim, mesmo com a tela na vertical, Apple CarPlay e Android Auto são compatíveis. Outro destaque da cabine é o áudio Bowers & Wilkins de 15 alto-falantes e 1.100 watts, que oferece um dos sons mais claros e nítidos no carro que ouvi em muito tempo.
Segurança
Como a primeira montadora do mundo a inventar o cinto de segurança de 3 pontos em 1959, a Volvo se sente obrigada a incluir todos os dispositivos de segurança possíveis. Há muitos sistemas avançados de assistência ao motorista (ADAS) instalados como padrão, incluindo colisão frontal com freio automático para detecção de pedestres, ciclistas e animais de grande porte, assistência de manutenção de faixa, aviso de ponto cego e um monitor de atenção do motorista. Um controle de cruzeiro adaptativo de nível 2 padrão está instalado e permitirá uma condução sem controle por cerca de 15 segundos.